Graças à campanha de sensibilização
lançada pela Comissão em toda a União Europeia em 23 línguas, os
passageiros beneficiarão de um acesso mais fácil à informação sobre os
seus direitos quando viajam de trem ou avião. Embora a legislação
introduzida pela Comissão nos últimos anos garanta o mesmo tratamento a
todos os passageiros dos transportes aéreos e ferroviários à escala da
União Europeia, nem todos conhecem os seus direitos. Para resolver este
problema, a partir de hoje serão afixados cartazes com informações sobre
os direitos dos passageiros em todos os aeroportos e estações de
caminho-de-ferro de todos os Estados‑Membros, aproveitando o início do
período de férias. Os viajantes poderão ainda consultar os folhetos que
serão distribuídos gratuitamente e o sítio Web específico em todas as
línguas oficiais da União Europeia.
De acordo com Siim Kallas,
Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pelo pelouro dos
transportes, “com milhões de europeus a prepararem-se para partir para
umas merecidas férias de Verão, o objetivo é, tanto quanto possível,
tornar as suas deslocações mais fáceis, dando-lhes a conhecer os seus
direitos e a forma de obter assistência em caso de necessidade. A
informação nunca é demais. Com a afixação de cartazes em locais bem
visíveis em todos os aeroportos europeus e a distribuição de folhetos e
de informações em linha em todas as línguas da UE, esperamos conseguir
chegar perto dos milhões de passageiros que vão viajar este Verão e nos
próximos meses”.
No âmbito da campanha “Conheça os seus direitos enquanto passageiro” (Your Passenger Rights At Hand), foi criado um sítio Web no endereço: http://ec.europa.eu/passenger-rights.
Aqui, os passageiros ficam a conhecer os seus direitos em relação a
cada modo de transporte. Além disso, serão distribuídos a título
gratuito, nas estações de caminho-de-ferro e aeroportos, folhetos e
cartazes com informações sobre os direitos fundamentais. Esta informação
estará disponível em todas as línguas oficiais da UE, de modo a
permitir aos viajantes obterem informações no seu próprio idioma.
Os direitos dos passageiros definem
aquilo a que as pessoas têm direito em caso de contratempo durante a
viagem, por exemplo, de adiamento ou de cancelamento de voo ou de perda
ou danos na bagagem. Além disso, garantem a igualdade de tratamento às
pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
A Comissão prepara atualmente o
alargamento dos direitos dos passageiros aos outros modos de transporte
tendo, nomeadamente, apresentado propostas relativamente aos passageiros
dos transportes marítimos ou fluviais e rodoviários. Em função dos
desenvolvimentos legislativos no Parlamento Europeu e no Conselho, estas
propostas poderão ser adoptadas ainda no decurso deste ano.
Nessa altura, os passageiros terão acesso a informação actualizada através de uma campanha que terá uma duração de dois anos.
Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xNCL8dT6mnA
Um comentário:
oi boa tarde, SERGIO...uma otima medida que poderia ser colocada em prática aqui no BRASIL...Sempre é bom visitar seu blog!
heloisa crosio..
Postar um comentário