quinta-feira, 10 de março de 2011

Antidepressivo Natural: Erva de São João









Extraído do site: http://www.mulherdigital.com/

Depressão é uma doença que assola a vida de muitas pessoas. Quem já vivenciou essa situação ou acompanhou alguém mais próximo que teve sabe que depressão não é frescura. Pessoas com depressão precisam buscar ajuda de profissionais capacitados. Outros tratamentos como a fitoterapia (uso de ervas medicinais) podem auxiliar o tratamento da depressão. O que poucos sabem é que a erva de São João é uma plantinha poderosa contra a depressão.

* Eficácia da erva de São João

A eficácia da erva de São João foi comprovada por um estudo do Centro de Medicina Complementar de Munique que apontou que a erva tem efeito superior ao do placebo e similar aos medicamentos antidepressivos em depressões leves e moderadas (ver também Wheatley, 1997) Para depressões fortes, outros estudos mostraram que não foi mais eficiente que o placebo. Existe um pequeno texto que Tavares fez uma revisão interessante sobre estudos com essa planta medicinal (ver também a Psychiatrist).

* Cuidados

A utilização da erva de São João não deve ser feita sem orientação médica, especialmente em associação com outros medicamentos. As plantas medicinais funcionam como remédios e por isso não podem ser ingeridas arbitrariamente. Outra coisa importante: a erva de São João pode interagir com outros medicamentos, alterando a eficácia dos mesmos. Por isso, o médico sempre deve ser consultado sobre a ingestão desse tipo de planta. Há informações que essa erva pode diminuir a eficácia de anticoncepcionais, remédios de AIDS, dentre outros.
* Como fazer o chá de erva de São João?

Ingredientes: 1 colher (chá) de folhas secas de erva de São João e 500 ml de água filtrada.

Preparo: Leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo (antes de ferver), espere esfriar, coe e beba morno.

Utiliza-se, em geral, o topo florido da planta para fazer o chá.

* Quantidade recomendada do chá antidepressivo

Ingerir 3 xícaras de chá de erva de São João por dia.

Nenhum comentário: