quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nutrientes valiosos


Vitamina A: Tem ação antiinflamatória. É encontrada no pêssego, caqui cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, brócolis, abacaxi, laranja.

Vitamina B: Aumenta a imunidade do organismo. Encontra-se no levado de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, Melão, verduras verdes, abacate, nozes e Vísceras.
Vitamina C: Atua para a imunidade, contribui para o melhor desempenho do organismo. Ajuda na absorção do ferro e promove a cicatrização. Encontra-se na manga, kiwi, tomate, couve, espinafre, escarola, gengibre, salsa, acerola e salsa.

Lentinan: Antioxidante imunoestimulante. Aumenta a produção das células de defesa do organismo. Encontra-se no cogumelo shitake.

Zinco: Encontrá-se na aveia, feijão, leite. Colabora na diminuição dos resfriados e nas doenças comuns do frio.

Selênio: Antioxidante e imunoestimular desintoxicante antinflamatório. Encontra-se na cebola, gengibre e salsa.

Alguns alimentos são capazes de deixar o seu organismo mais resistente:

INHAME: fortalece os gânglios linfáticos.
IOGURTE: estudos mostraram que os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Dose: um copo por dia.
GENGIBRE: fortalece o sistema de defesa. Pode ser usado em conserva na preparação dos pratos ou como chá, todos os dias.
ESPECIARIAS: alecrim, sálvia, orégano, sementes de mostarda e de erva-doce, salsinha, cebolinha e canela em pau possuem compostos fenólicos, substâncias que anulam a ação dos radicais livres.
GOIABA: rica em vitamina C, é uma arma poderosa contra infecções, fadiga e processos alérgicos.
MELANCIA: rica em betacaroteno (pró-vitamina A) e em vitaminas do complexo B e C. Também tem cálcio, fósforo, ferro e grande quantidade de água. Hoje, já se sabe que o licopeno e a glutationa, substâncias que a melancia possui em abundância, protegem o organismo contra os radicais livres.
MAÇÃ: a maçã se destaca pelo seu alto teor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras. Ela tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, evita problemas de pele e previne a fadiga mental e física.
CANJA DE GALINHA: muito receitada pelas nossas avós, é um prato nutritivo e saudável. Estudos comprovam que o calor e um aminoácido chamado cisteína, liberado quando a carne da galinha é cozida, torna o catarro menos espesso. Servida quente, ainda melhora a expectoração.
CHÁ DE PAU-D'ARCO: raiz de efeito antibiótico. Se possível, tomar todos os dias durante o período gripal. Encontrado nas lojas de produtos naturais. ALHO: estimula os macrófagos. Contém componentes sulfurados, que são antiinflamatórios e antibióticos.

Fonte: Jornal Bem Estar/jan/11

2 comentários:

Ana Mendonça disse...

Muito boa estas indicações. Eu uso alho diariamente, na comida e tomo cápsulas de alho. Mas no contexto geral esta postagem é valiosa. Obrigada Sergio.

Eva Gomes de Oliveira disse...

Ótimas essas dicas Sérgio. Aqui em casa procuramos ser bem naturais, dentro do possível, quanto a medicação e prevenção é tudo. Sabendo o que usar na alimentação estamos nos protegendo, e muito!
Abraço.