quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CANELA - Conheça os seus poderes

Fonte: http://www.vigorevida.com.br/materias/canela.htm
 
Origem

A canela é usada desde a antiguidade por gregos, romanos, hebreus, indianos e chineses, descoberta há mais de 2500 anos, utilizada para fins religiosos e aromáticos, tratada como uma especiaria de comércio extremamente lucrativo. Seu nome científico é “cinnamomum zeylanicum” que significa madeira doce, os chineses a consideram como símbolo de sabedoria. Além desse tipo de canela existe outra espécie chamada de falsa canela também muito cultivada na china seu nome científico é “cinnamomum cássia”.
 
Características
A arvore da canela chega a atingir até 9metros de altura, sua casca é extraída dos ramos e comercializada em pau, raspas e pó, é utilizada na culinária, na fabricação de bebidas, medicamentos, sabonetes e perfumes . O óleo da canela é obtido através das folhas por destilação a vapor. O aroma e o sabor da canela são marcantes, ligeiramente amarga, cheirosa e doce. Deve ser, guardada em vidros esterilizados bem fechados e longe de umidade.
 
COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES
Rica, em cálcio, sacarose, tanino, acúcares, o aldeído cinâmico com cerca de 80% caracteriza-se como seu componente principal. Possui propriedades, adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, digestiva, estimulante, sedativa, tônica e vasodilatadora.
 
Propriedades medicinais da canela
Combate à hipertensão arterial, fadiga, depressão, tônico para o sistema respiratório e digestivo age na cura das úlceras estomacais, tosses, resfriados, gripes, diarréia, dores e gases abdominais, ajuda a prevenir a osteoporose e aliviar sintomas da menopausa, combate o reumatismo, como afrodisíaco atua em casos de impotência sexual. Existem ainda inúmeras aplicações medicinais, que são obtidas através da mistura com o mel, conforme abordamos em nossa matéria específica sobre o uso do mel com a canela, leia mais sobre o assunto na seção de dicas e sugestões.
 
Óleo de canela
O óleo de canela atua contra as dores artríticas, musculares e reumáticas. Combate o estresse, a frigidez e a impotência, as gripes e resfriados, as infecções microbianas, a neurastenia ou qualquer tipo de estagnação física, emocional ou mental. É um forte estimulante circulatório, cardíaco, metabólico e respiratório, ajuda a relaxar a musculatura.
 
Poder afrodisíaco
A canela além das propriedades medicinais normais é considerada como um símbolo do amor de grande poder afrodisíaco, muitas vezes usadas como ingrediente de perfumes e poções mágicas, para conquista da pessoa amada possui vasto uso também na culinária afrodisíaca. Experimente fazer para o seu amor um chazinho com paus de canela, para poder testar os seus poderes estimulantes e observar os resultados obtidos.

Um comentário:

HELO disse...

Alem do toque nos alimentos, o aroma da canela, é delicioso!que tal banana frita, polvilhada de canela??Tudo de bommmm!!bjos
helo crosio