terça-feira, 26 de julho de 2011

Mapa virtual mostra crimes e operações policiais que aconteceram ou estão em andamento em todo o Rio

Portal do Disque-Denúncia  Publicada em 21/07/2011 às 10h29m
Gabriel Mascarenhas (gabriel.mascarenhas@oglobo.com.br)

RIO - Além de municiar a polícia e outros órgãos públicos, informações recebidas pelo Disque-Denúncia (2253-1177) estão dando forma a um mapa virtual de ocorrências para alertar a população. Num portal na internet ( http://www.ddalertario.org.br/principal.upseg), o cidadão pode verificar crimes ou operações policiais que ocorreram recentemente ou que estão em andamento em todo o território fluminense. No site, há ainda um espaço para denúncias.
O mapa de alertas mostra os bairros onde estão acontecendo desde tiroteios a buscas por foragidos, passando por carros abandonados e até casos de desrespeito à Lei do Silêncio. Ao clicar no ponto que indica uma determinada ocorrência, o internauta tem acesso a detalhes, como o endereço do crime ou da irregularidade e, em alguns casos, uma foto do local ou do suspeito, além de um pequeno texto sobre o fato. Quando o problema é solucionado, a página é atualizada, mostrando "OK" no lugar da ocorrência.
- A ideia é dar mais um elemento para a população saber o que está ocorrendo e não se expor a riscos desnecessariamente. Obviamente, não publicamos denúncias que possam vir a prejudicar investigações em curso. Eu mesmo faço uma compilação de informações que recebemos por telefone, outras retiradas de sites de notícias e do Twitter, e as coloco no mapa - explicou o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges.
Ao entrar no mapa virtual, a busca pode ser feita por tipo de crime ou por bairro. O site é atualizado diariamente, mantendo cerca de cem ocorrências no ar. Para fazer uma denúncia, o internauta precisa se cadastrar, informando seu nome, município e data de nascimento. Assim como no contato por telefone, a identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Lançado em maio, o mapa virtual é resultado de uma parceria entre a Stal IT, empresa de consultoria especializada na área de tecnologia, e o Disque-Denúncia, responsável pela operação do site. De acordo com Zeca Borges, o serviço é o segundo passo dado pela instituição para se aproximar mais do cidadão:
- Nosso Twitter (@DDalertaRio), lançado no final de 2009, já tem mais de 40 mil seguidores, que também recebem informações que chegam à nossa central. Assim como no mapa, alertamos os usuários para roubos, crimes ambientais e outras ilegalidades. A vantagem do mapa é mostrar parte da mancha criminal no estado. 

Nenhum comentário: