terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O ultrassom acusou cisto no ovário

Autora: Anna Luyza Aguiar
Já recebeu um ultrassom que deu como resultado cisto ovariano?

Muita mulher fica bastante preocupada quando recebe o exame com esse laudo.

Vamos falar um pouco desses achados que se classificam como massas ovarianas benignas não neoplásicas.

O achado do seu ultrassom é provavelmente o que chamamos de cisto ovariano funcional. São de três tipos, cisto de corpo lúteo, cisto teca-luteínico e cisto folicular. Tudo bem, os nomes são difíceis e realmente não são muito relevantes nesse momento. O mais importante é você saber que os cistos ovarianos são benignos, ou seja, não são câncer e nem se transformam em câncer. Além de geralmente não provocarem sintomas ou necessitarem de cirurgia, salvo em casos de ruptura.

Toda mulher tem aumento de folículos ovarianos durante o ciclo, sendo que apenas um se destaca, e vai ser responsável pela liberação do ovócito a ser fecundado pelo espermatozóide. A partir daí, o ultrassom pode ver o cisto folicular que se rompeu e liberou o ovócito ou o cisto de corpo lúteo, que se forma depois que ocorre essa liberação. Além disso, caso esse folículo não se rompa, também pode ficar um cisto, que vai durar 4- 6 semanas e regredir. Caso tivesse feito o exame depois da menstruação, a probabilidade de existir um cisto seria baixíssima. Entendido?

Você deve estar se perguntando obre o tratamento. A regra é que eles tenham regressão espontânea. Caso isso não aconteça, pode-se optar pelo controle do ciclo através de anticoncepcional, visto que isso ocorre por alteração hormonal.

Existem vários outros tipos de formações ovarianas. Porém, o objetivo desta postagem é tranqüilizar sobre este achado comum em mulheres em idade fértil.

Portanto, se você observar no seu laudo de ultrassom a presença de um cisto unilateral, arredondado, anecóico, de conteúdo homogêneo, pode ficar tranqüila!

10 comentários:

Daiane Pricila disse...

GOSTEI DE SABER,EU JA ESTAVA PREOCUPADA POIS O MEDICO DIAGNOSTICOU EM MIM UM CISTO ANEXIAL NO OVARIO ESQUERDO:TECA-LUTEINICO.

Anônimo disse...

Gostei de saber porque eu tenho esse cisto fiquei mais tranquila,mas ja vou cuidar .bjs

josuemoraes de francaa disse...

goste muito de saber.sou de juina mt

Anônimo disse...

gostei de saber, obrigada pela informação essas horas deixa a mulher hiper preocupada e ansiosa, mas com sua conclusão sobre os cistos tranquilizou-me.

Anônimo disse...

Posso ter complicações para engravidar ? meu ovario esquerdo tem micropolicistico e cisto tecaluteinico ja o direto esta normal ..

Anônimo disse...

Gostaria de saber pois meu exame que na região esquerda nota se formação cistica de contornos regulares e conteúdo liquido anecoico medindo 41*31 mm. E meu ovário esquerdo mede 37*16*24 vol 7,5 cm3. Alguém me ajude por favor o médico me pediu outro utrassom depois da menstruaçao posso estar com câncer?

Unknown disse...

Estou grávida de 3 meses estou com cisto teca luteínico estou preocupada

Anônimo disse...

Oi o meu exame recente deu o mel do seu! O seu era oq?

Anônimo disse...

Meu cisto está medindo 6,56×4,88cm eu não quero operar existe algum remédio que ajude ele a não crescer?

Unknown disse...

Se caso eu desejar engravidar, terei que esperar o cisto sumir durante o tratamento, depois parar de tomar o anticoncepcional, pq nao seria possivel eu engravidar durante o tratamento nao é?