sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Crimes virtuais ameaçam usuários na Internet

Fonte: extração parcial do artigo publicado no Jornal O GLOBO de 19 de agosto de 2010.


Polícia diz que crimes contra a honra são os mais comuns no mundo virtual, seguidos de fraudes patrimoniais.

Navegação requer cuidado, o usuário é responsável pelo que publica.

As redes de relacionamento – como Orkut, Twitter, Facebook e tantos outros – são sites que permitem criar uma página na Internet, encontrar amigos, criar comunidades para compartilhar gostos e idéias através de textos e, fotos e vídeos. Já blogs, fotologs, e microblogs são espaços que podem ser criados por qualquer internauta para publicar suas idéias e arquivos como fotos e vídeos, podendo debater diversos temas, fazer comentários e enquetes, compartilhar links e informações. Podem ser individuais ou coletivos.

Segundo a Safernet Brasil, um associação civil de direito privado e que é tida como referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações dos Direitos Humanos na Internet, os internautas devem ter em mente que , ao divulgar indormações pessoais na Internet, elas se tornam públicas e é impossível escondê-las. O ideal é não expor detalhes de sua vida. Além, disso, os “cadeados” e bloqueios de acesso podem ser “quebrados” e os dados pessoais podem ser roubados e manipulados para ofender e chantagear.

Nos blogs, o internauta deve lembrar que qualquer um pode ver, gravar e usar fotos e textos sem nosso controle. Portanto pense muito bem antes de publicar algo, já que as informações podem ser mal interpretadas e usadas contra você por pessoas mal intencionadas. E mais: você é responsável legalmente por tudo que publica.

DICAS DE SEGURANÇA

• PERFIL, FOTOS E SENHA: Coloque o mínimo de informações em seu perfil, sem endereço, apelidos e telefones. Não dê detalhes de horários e lugares onde estará (faça diretamente para amigos, através de e-mail ou telefone). Use fotos que não facilitem o seu reconhecimento, nem endereços ou nome de escola. Troque a sua senha periodicamente. Não forneça informações que possam ser utilizadas de forma a dar a impressão que a pessoa lhe conhece, como cidades ou bairros onde viveu, etc.

• AMIGOS: Jamais aceite se encontra com alguém que não conheça ou não tenha informações suficientes sobre ela.

• CRIMES: Conteúdos racistas ou com cenas de violência contra crianças podem ser denunciados em WWW.denuncie.org.br

ONDE RECLAMAR

No Rio de Janeiro e todas as delegacias e na DRCI ( Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) Rua Clementino Fraga,77 - 2º andar, Cidade Nova teles: 2334-9813 ou 2332-8189.

Nenhum comentário: