domingo, 18 de outubro de 2009

Seja educado com a sua cidade.


Autor: Claudia Matarazzo

Boa educação não se aplica apenas às pessoas, mas também ao seu país, estado e até mesmo sua cidade.
Muita gente acha a cidade em que mora feia, suja, perigosa.
A questão é: será que elas não podem fazer nada para melhorar?
É possível ajudar a nossa cidade, seja ela grande ou pequena.
É lógico que também podemos cobrar mais atenção das autoridades. Mas, há a nossa parte no trabalho.
Boa educação, cortesia e outros fatores que fazem de nós seres racionais e inteligentes também devem ser usados para melhorar a cidade em que vivemos e, conseqüentemente, nossa vida também.
Deixar a nossa calçada, a nossa rua, o bairro, a cidade, mais humana, mais bonita e charmosa pode começar com pequenos gestos que não são caros e nem difíceis.
Depende apenas de um pouco de boa educação e respeito – por nós e pela nossa “casa” no sentido mais amplo.
Plante uma árvore – Não precisa ser um militante de carteirinha ou se acorrentar ao tronco das árvores para protestar contra a derrubada das florestas.
Que tal começar a cuidar das plantas e árvores da sua calçada, do seu prédio ou mesmo da sua rua?
Segure a sujeira – ninguém gosta de ver a sujeira nas ruas e calçadas da cidade. Mas será que você se preocupa em jogar tudo nas latas de lixo ou colocar os sacos de lixo para fora, na hora do caminhão passar?
Vizinhos não são amigos – mas um dia poderão ser, só depende de você. Cara feia, mal-humorada, não resolve nenhum dos seus problemas e o seu vizinho ainda vai te achar um chato. Cumprimente as pessoas ao sair de casa, no elevador, aqueles que te atendem na padaria, no ônibus, no supermercado, etc.
Sorria. Na esteira de um simples sorriso, muita coisa boa pode acontecer. Já carranca, só gera mal estar e rugas. Muitas rugas.
A praia é sua – cuidar delas é uma obrigação da prefeitura. Porém, não sujar ou estragar, é uma obrigação de cada um. Sabe a expressão “cuidar como se fosse sua?” Pois é, assim mesmo... Atenção ao barulho – não fazer barulho depois das dez da noite é simplesmente uma questão de respeito aos vizinhos, mas que também faz bem a toda cidade. E, nem é tão difícil assim...
Use e abuse das palavras – daquelas certas, que fazem bem a quem ouve e também a você. Por favor, bom dia, obrigado, com licença, é um prazer, posso ajudar, vamos conversar, você primeiro, e tantas outras.
Uma cidade melhor se faz com pessoas dispostas a participar e a se mexer.
Não adianta votar e ficar sentado à espera de resultados.
Ser “educado” com a sua cidade vai ajudar a deixá-la mais viva e mais bela.
E lembre-se precisamos que a cidade se torne cada vez melhor para nossos filhos, netos, bisnetos...

Nenhum comentário: