domingo, 28 de fevereiro de 2010

O mito grego da caixa de PANDORA.

Autor: Por Rainer Sousa (*)

A caixa de Pandora é um mito grego no qual a existência da mulher e dos vários males do mundo são explicados. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo. Para tanto, Zeus decide criar uma mulher repleta de dotes oferecidos pelos deuses e a oferece a Epimeteu, irmão de Prometeu.

Antes disso, Prometeu recusou a jovem Pandora de Zeus temendo que ela fizesse parte de algum plano de vingança da divindade roubada. Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o mundo. Desconhecedor do conteúdo, ele foi somente alertado de que aquela caixa não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. Com isso, o artefato era mantido em segurança, no fundo de sua morada, cercado por duas gralhas barulhentas.

Aproveitando de sua beleza, Pandora convenceu o marido a se livrar das gralhas que lhe causavam espanto. Após atender ao pedido da esposa, Epimeteu manteve relações com ela e caiu em um sono profundo. Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abriu a caixa proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela acabou libertando várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do homem no mundo. Zeus assim concluía o seu plano de vingança contra Prometeu.

Logo percebendo o erro que cometera, Pandora se apressou em fechar a caixa. Com isso, ela conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele recipiente: a esperança. Dessa forma, o mito da Caixa de Pandora explica como o homem é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas. Além disso, esse mesmo mito explora a construção da identidade feminina como sendo marcada pela sensualidade e o poder de dissimulação.

(*) Graduado em História - Equipe Brasil Escola

14 comentários:

Gabriel Blog disse...

Muito interessante... Adoreii... Uma pesquisa completa... Parabéns... Obrigado pela ajuda. Gabriel

andreiasanches disse...

valeu boa historia.
beijosssss andreia .portel pará

Unknown disse...

parabeins super interesantte mermo!
min ajudou bastante no meu trabaalho!

dessa disse...

linda historia

dessa disse...

linda historia

Jamilly Castro disse...

muito obrigada pela ajuda trabalho escola completo bjsss .. jamilly

beleza brasileira disse...

muito interessante trabalho completo, valeu bjs

felipe pique disse...

valeu!me ajudou muito no meu trabalho!

felipe pique disse...

valeu!me ajudou muito no meu trabalho!

gabi disse...

Arrasou muito...muito interessante,os outros sites me mostraram meio confuso,conturbado...
Vocês acertaram em cheio ^^ Muito obrigada!!!!!!
Meu trabalho vai ficar perfeito finalmente!!!!!
Minha professora de Filosofia vai concerteza me dar esse ponto !!!hahahaha Obrigadaa!!!

gabriela disse...

Muito interessante. Meu trabalho vai ficar joia... Adorei.

Anônimo disse...

De forma simples e sem excesso de intelectualidade,o texto deixou claro a origem da origem do mal entre os seres humanos.

Anônimo disse...

Boa história, a primeira que eu leio em minha vida. E obrigado pela história, pois está me ajudando em estudar para uma prova! ;)
Beijos e abraços.

Anônimo disse...

esse site mim salvou vou tirar 1.000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 no meu trabalho o mito é lindo