terça-feira, 17 de junho de 2008

Ajude a sanear o Congresso e as Câmaras estaduais e municipais

Autor: Sergio L. M. Rocha(*)

A sociedade esclarecida precisa ajuda a sanear o Congresso Nacional e as Câmaras estaduais e municipais, seja através do voto, seja através de denúncias que comprovem ser o parlamentar um elemento nocivo ao país.

Nenhum governante, seja prefeito, governador ou presidente, por melhor e mais bem intencionado, governará plenamente enquanto elementos venais, corruptos e mal-intencionados estiverem ocupando cargos no legislativo.

Ao eleitor compete valorizar e dignificar o seu voto.

Já é hora do eleitor começar a observar e selecionar candidatos, independente de partidos políticos, que merecerão o seu voto. Deixar para última hora pode não ser uma boa decisão.

Os episódios recentes das CPI´s, Conselho de ética da Câmara, etc, permitem separar bem o joio do trigo, apesar de muitas “raposas” terem feito se passar por inofensivos “coelhinhos”, outros simplesmente utilizaram a presença nas sessões das CPI´s apenas para fazerem um marketing barato e enganar as pessoas.

Sabemos que, infelizmente, a quantidade eleitores que trocam o seu voto por alguma vantagem pessoal não é pequena. Sabemos também que a quantidade de eleitores que não possuem discernimento para fazer uma seleção de qualidade e austera é muito grande, talvez a maioria, daí a dificuldade de fazermos uma limpeza no Congresso e nas Câmaras como requer o momento.

O voto consciente, é o mais importante.

Caso o eleitor não consiga selecionar um candidato que mereça a confiança do seu voto, é melhor anular o voto do que escolher um candidato qualquer e que, por certo, terá o nome esquecido tão logo terminem as eleições.

No Brasil o voto é obrigatório, mas a escolha não.


(*) Sergio L. M. Rocha é Administrador de empresas CRA-RJ e Consultor.

2 comentários:

Beth Cruz disse...

É isso aí Sérgio!
Precisamos bater nessa tecla para ver se lguma coisa muda na mentalidade do eleitor brasileiro, que insiste em votar em troca de favores pessoais.
Todo candidato que faz barganha com seu voto, não presta.
O voto consciente é a única saída para a atual situação de descrédito que vive nosso cenário político.
Abraço

Sergio Rocha disse...

Temos que bater muito, Beth, mas muito mesmo.
O trabalho é grandioso e a mídia tem que comprar esta briga também.
De nossa parte vamos dando a nossa contribuição. Trabalho de formiguinha.
Obrigado por comentar.