terça-feira, 17 de junho de 2008

Você sabe onde jogar fora o óleo das frituras?

Hugo Rodolfo Binder (*)

Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto, perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).

UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA.

O equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da baía de Guanabara (RJ), rio Paraíba (PB), bacia do Tiete (SP) etc... se não fizermos a nossa parte será muito difícil.

Só o homem degrada o meio ambiente.
Só o homem pode recuperá-lo.

(*) Hugo Rodolfo Binder é Eng. Sanitarista e Ambiental da Samae-Rio Negrinho

4 comentários:

Eliete disse...

Aqui na minha casa fazemos sabão com o óleo usado.
Aqui no meu Estado, em Vila Velha, podemos vender o óleo de cozinha usado ou trocar por mantimentos.Não sei o endereço correto, mas achei ótima a idéia.

Regina Bolico disse...

Oi Sérgio!
Será que os donos de restaurantes ou hotéis se preocupam com o destino do óleo usado? Eu vejo a preocupação ecológica por parte de alguns grupos específicos, mas a população em geral, os empresários do setor parecem não estar preocupados com isso e quantidades imensas de óleo continuam sendo jogados ralo abaixo.
Um abraço.

Unknown disse...

Oi Sérgio,
que om termos pessoas preocupadas com a questão ambiental. Sugestão: essa notícia postada por ti poderia ser transformada num passo a passo com selinho...acho que nós dessa comunidade poderíamos fazer nossa corrente, divulgar, educar e usar outros meios para mexer com a consciência alheia. Aqui no dihitt tem muita gente da área de publicidade que poderia encampar essas defesas. Agite a galera! Eu apoio incondicionalmente até porque vivo numa região vitimidada por todos os males produzidos no país pela ignorância e ambição. A Amazônia morre lentamente. Mas a defesa é uma causa apaixonante, a pessoas só precisam se envolver. Abração. Ronald

Sergio Rocha disse...

Obrago amigos pelos comentários e sugestões.
Ronald, passo a passo com selinho..., como se faz isso?
Se puder me dar alguma dica, agradeço.
Abs