segunda-feira, 16 de junho de 2008

TPM - um problema que afeta homens e mulheres.

Dr. Arnaldo Cambiaghi (*) (especialista em Reprodução Humana e diretor clínico do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia.)

Atualmente o sucesso feminino na vida profissional é inquestionável. A mulher moderna consegue conciliar vida familiar, carreira e atividades sociais com muito jogo de cintura e disposição. Mas isso não significa que seja fácil para ela assumir tantos papéis. Até porque um dos principais obstáculos pode partir de seu próprio organismo e, muitas vezes, nem mesmo é encarado como um problema: a TPM.
A Tensão Pré-Menstrual ou TPM afeta nada menos que 75% das mulheres em idade fértil. Destas, cerca de 8% apresentam o distúrbio em grau elevado. E apenas 7% das mulheres nunca tiveram sintomas. Sua ação pode ser tão prejudicial à vida da mulher, que não é raro ocorrerem demissões por causa de brigas ou faltas no trabalho durante a TPM. Sem contar que inúmeros acidentes são causados pela diminuição da concentração neste período.
Os homens também sofrem com o problema, já que é mais difícil lidar com as mulheres durante os dias críticos da doença.

“A TPM pode tornar a vida tanto da mulher quanto do homem mais difícil. Basta olhar a sua volta para constatar que sempre estamos próximos de mulheres que podem sofrer deste mal”.
A TPM possui inúmeros sintomas físicos e psicológicos, que variam desde a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos, até a instabilidade emocional, como raiva e crises de choro. Normalmente, o problema se caracteriza pela combinação de dois ou mais sintomas, que se repetem por meses seguidos. Ocorre, em média, 10 dias antes do início da menstruação e geralmente acaba no primeiro dia do fluxo menstrual.
As causas do distúrbio ainda não são bem conhecidas. A maioria dos especialistas acredita que ele pode ser causado por alterações bioquímicas dos hormônios e variações nos neurotransmissores, problemas que podem ser desencadeados pelos hábitos alimentares e pelo estilo de vida.
Um fator preocupante é que a maioria das mulheres ainda vê a TPM como um problema corriqueiro e inevitável, e muitas até não admitem que sofram do distúrbio. “A Tensão Pré-menstrual é comum, mas não deve ser considerada normal”.
Existem quatro grupos principais de TPM:

· O primeiro grupo é formado por mulheres cujos sintomas predominantes são a agressividade e a ansiedade;
· O segundo, engloba aquelas que apresentam grande quantidade de alterações afetivas, como, por exemplo, os sintomas depressivos;
· Terceiro grupo é composto pelas mulheres que possuem alterações físicas, resultantes da retenção delíquidos;
· E o quarto grupo é formado por aquelas que sentem, durante o período, mudanças alimentares, como a falta de apetite ou o desejo insaciável por determinado alimento.

Isso não significa que a mulher não possa ter sintomas de dois ou mais grupos durante a TPM, porém sua classificação depende do sintoma mais comum.
Para tratar do problema, antes de qualquer atitude deve-se consultar um(a) ginecologista, pois a TPM é um distúrbio que varia de mulher para mulher. Só uma análise individual pode indicar o tratamento adequado. Além disso, mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares também são muito importantes para combater o problema. A mulher deve beber bastante água, evitar doces e alimentos gordurosos e ricos em sal. Praticar alguma atividade física também ajuda, pois libera endorfina, que provoca a sensação de bem-estar”.
Uma dica para os homens conviverem melhor com as mulheres nesse período é procurar ajudar nas tarefas domésticas, deixar as críticas para um outro momento e colaborar para que ela mantenha distância do café e do álcool.
Alguns sintomas provocados pela TPM:

· depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
· ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
· fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
· raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
· diminuição do interesse pelas atividades habituais;
· sensação de dificuldade de concentração;
· cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
· acentuada alteração do apetite;
· distúrbios do sono;
· sensação de estar fora do próprio controle;
· inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
· dor de cabeça;
· dores musculares;
· ganho de peso ou sensação de inchaço;

Não deixe a TPM estragar a tua vida, se perceber alguns destes sintomas procure um(a) ginecologista e converse sobre o assunto.
Se quiser saber mais sobre o assunto visite o site: http://www.psiqweb.med.br/sexo/tpm.html

(*) Dr. Arnaldo Cambiaghi é especialista em Reprodução Humana e diretor clínico do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia.

Nenhum comentário: