terça-feira, 17 de junho de 2008

Limão e sol não combinam

Inês Portugal

É preciso tomar muito cuidado ao manusear algumas frutas e verduras, principalmente ao ar livre e durante a estação das altas temperaturas e do sol intenso.

O contato com plantas que produzem substância fotossensibilizantes pode ocasionar manchas escuras e queimaduras. "É a fitofotomelanose que ocorre quando essas substâncias entram em contato com a da luz solar provocando a liberação de energia e, como conseqüência, dano às células da superfície cutânea", explicou o dermatologista Hiran Larangeira.

Trabalho pioneiro desenvolvido no Mestrado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em conjunto com o Biotério da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentou resultados surpreendentes. Pouquíssimo tempo de exposição - dois minutos e meio - ao sol é suficiente para desencadear as lesões. Não adianta passar filtro solar potente. "Diminui a reação, porém não a evita", salientou. Foram testados dois tipos de limão: o taiti e o siciliano. Ambos provocaram a reação.

Apesar do estudo não ter avaliado a ação de outras frutas cítricas ou vegetais, o dermatologista faz um alerta à população. "As plantas podem causar as mais diversas lesões nas pessoas, desde ferimentos por dano mecânico como com espinhos à reações alérgicas como a aroeira, até a dita queimadura por limão. O aipo, a erva-doce, a salsa, o figo, a granola e a mostarda também têm esse efeito", avisou. O psoralenos - agente ativo comum a todas essas plantas - é o responsável pela fitofotodermatite.

NÚMEROS - Na cidade de Pelotas ocorrem em média 50 casos de alergia a cada verão. Na maioria das vezes o limão taiti, amplamante utilizado como guarnição e em aperitivos, é o grande vilão. "Há ainda casos em que o paciente atingido afirma ter manipulado a fruta na véspera da exposição solar".

BOLHAS - Refrigerantes e perfumes também podem causar reações alérgicas que se caracterizam pelo surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas. O formato das manchas depende da exposição da pele às substâncias. As áreas mais comuns são o dorso das mãos, colo e lábios. Reações mais intensas podem dar origem ao surgimento de manchas avermelhadas e até mesmo bolhas.

COMO EVITAR - Evite fazer ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas e se expor ao sol. Mesmo lavando as áreas atingidas a pele pode manchar. Portanto, deve-se ter extremo cuidado ao manipular limões, principalmente ao ar livre, pois pequenas exposições ao sol já provocam lesões e filtros solares não as impedem. Evite colocar perfumes antes de ir à praia e bronzeadores caseiros à base de frutas não devem ser utilizados.

Nenhum comentário: