terça-feira, 17 de junho de 2008

A depressão

Elaine Fonseca Lilli

A depressão é uma doença afetiva, ou do humor onde há alteração psíquica e orgânica comprometendo o físico, os pensamentos e as emoções.
O afeto é responsável pelo significado sentimental de tudo aquilo que vivemos. Portanto, quanto mais consciente sentimos a vida menos complicações teremos no futuro.
Viver consciente é compreender e aceitar todos os acontecimentos presenciados pelo nosso Ser. Entretanto, nem sempre lembramos da nossa existência, principalmente antes dos três anos de idade, ou mesmo há pessoas que geralmente estão sobrecarregadas com tantos afazeres, que acabam não tendo tempo para resolver os próprios assuntos particulares.
Uma depressão é uma somatização dos fatos e acontecimentos do indivíduo, sendo que uma hora ou outra, haverá manifestação não só através da depressão, mas também de várias outras complicações.
A depressão pode ser dividida em 2 tipos:
1 - Típica: quando o indivíduo a manifesta com todos os sintomas emocionais típicos como a tristeza, o desinteresse, a apatia etc.
2 - Atípico: quando o indivíduo não percebe que está deprimido e não tem queixas como as pessoas do primeiro tipo. É o tipo durão, resistente.
Portanto, os depressivos atípicos acabam se achando apenas ansiosos e não depressivos.
Sintomas mais comuns da depressão
• humor deprimido: tristeza, desânimo, pensamentos negativos;
• falta de interesse pela vida, pelas pessoas, pelo trabalho, relacionamentos, etc.
• falta de energia: cansaço físico e mental;
• insônia ou excesso de sono;
• em casos mais avançados: aparecimento de idéias delirantes e mesmo alucinações.
Tratamento
Existem muitos tipos de tratamento para depressão. Muitos deles através de drogas químicas, ou métodos naturais como terapia convencional e alternativas.
O fator mais importante para a recuperação do depressivo é que ele esteja sendo acolhido por pessoas que cultivem o amor incondicional, que tenham fé e acreditem na vida como uma manifestação divina.
O melhor remédio para os seres humanos é a integração com os meios naturais de viver, o desapego dos padrões e valores sociais. Lembrem-se: quando morremos não levamos nada, apenas nossas experiências de vida.

Nenhum comentário: