terça-feira, 17 de junho de 2008

A ação da glicosamina na artrite e na artrose

A artrite não é uma doença, mas um grupo de patologias cujas conseqüências vão desde a dor localizada, até inflamação e limitação do movimento das articulações. A artrite é considerada uma epidemia em todo o mundo. Só no Brasil existem cerca de 30 a 40 milhões de pessoas que sofrem de algum tipo de artrite ou artrose, nos Estados Unidos, são 50 milhões.

Mais de 90 por cento desses pacientes vivem com dores horrorosas provocadas por deficiências nas cartilagens das pontas dos ossos das articulações. Onde exista uma cartilagem degenerada, o osso roça e provoca a dor.

Entre os reumatologistas e ortopedistas, a tendência é dar a doença como incurável e receitar analgésicos, mais ou menos fortes e todos com efeitos colaterais, aos seus pacientes. E nos casos mais graves é recomendada a cirurgia para a colocação de próteses.

No entanto uma grande parte das cirurgias ósseas (próteses) em conseqüência da artrose poderiam ser evitadas! As dores podem ser reduzidas a zero. A cura é possível. Sem quaisquer efeitos colaterais!

O problema da artrose é muito grave, quase todas as pessoas acima de 50 anos de idade estão afetadas. Chegam a existir até Grupos de Pacientes Artríticos, pelo menos no Rio de Janeiro e em São Paulo (GRUPARJ e GRUPASP).

A ausência ou diminuição nos níveis de Glicosamina no organismo é a principal causa da não regeneração dos tecidos cartilaginosos que envolvem as articulações e que são de extrema importância para a proteção óssea. Desse modo, o desgaste promovido no tecido cartilaginoso pelas atividades diárias, não é compensado pela regeneração promovida pela Glicosamina. Algumas vezes, o desgaste da cartilagem nas juntas é tão acentuado que os ossos que a compõem passam a se tocar causando fortes dores no local e conseqüente desgaste do tecido ósseo. Esse quadro que caracteriza a osteoartrite é praticamente inevitável, principalmente naquelas pessoas com idade acima dos 50 anos. As áreas do corpo mais atingidas são os joelhos, o quadril e os dedos.

Um dos papéis fisiológicos primários do sulfato de glicosamina é estimular a síntese de substâncias necessárias para o funcionamento adequado das articulações. Este composto possui a capacidade de estimular a síntese de proteoglicanos, inibindo a degradação destes e estimulando a regeneração das cartilagens após danos induzidos experimentalmente. O sulfato de glicosamina promove ainda a incorporação de enxofre ao tecido cartilaginoso.

O mecanismo de ação do sulfato de glicosamina é provavelmente muito semelhante ao do sulfato de condroitina que também gera substratos para a síntese de proteoglicanos. Bassleer e colaboradores demonstraram, in vitro, que os sulfatos de glicosamina e condroitina apresentam efeitos estimulatórios na produção de proteoglicanos por diferentes culturas de condrócitos articulares humanos.

No Brasil, que também está muito atrasado em relação à Europa e EUA, ao que se sabe, nove em cada 10 médicos brasileiros, reumatologistas e ortopedistas, ignoram a sua existência. Ainda de acordo com a mesma fonte, essa ignorância existe por falta de divulgação. E a falha só pode ser atribuída ao desinteresse dos laboratórios, aqui como nos Estados Unidos, pela produção dos dois nutrientes que por serem “nutrientes” (uma espécie de vitamina) não podem ser patenteados. Sem patentes, não há como investir dinheiro em pesquisas, na produção e divulgação dos produtos, pois esses grandes laboratórios farmacêuticos internacionais vivem do direito exclusivo de explorar suas patentes durante anos.

Existem no Brasil, umas poucas empresas que importam o produto dos EUA e divulgam junto à classe médica, o que confirma a suposição de que alguns médicos brasileiros já conhecem os citados produtos e sua capacidade na prevenção da artrite e no combate à artrose.

Mas o médico fisiatra ou ortopedista pode receitar o sulfato de glicosamina que poderá ser feito em farmácias de manipulação.


Mais informações no site : http://www.cerir.org.br/
A Dra. Rina Dalva Neubarth Giorg, Mestre em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica Chefe da Seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Reumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo "Francisco Morato de Oliveira" e Presidenta da Sociedade Paulista de Reumatologia no Biênio 2000-2001.dá mais informações no site : http://www.cerir.org.br/

131 comentários:

Roberto disse...

bom dia, gostei muito de saber que tem uma esperança para o tratamento de dores causadas por doenças nas cartilagens das articulações, gostaria de fazer uma pergunta que até hoje ninguem me respondeu com convicção: O consumo de bebida alcoolica durante o tratamento influencia o resultado do mesmo? tenho 30 anos e sofri um trauma por futebol no joelho direito, foi constatada condromalacia grau 4, o medico receitou um tratamento de no minimo um ano e meio de condroitina e glicosamina, não me considero alcolatra mas confesso que um ano e meio sem poder tomar nenhuma bebida nem mesmo socialmente é uma tarrefa dificil, agradeço muito se alguem puder ajudar

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber os efeitos reais do sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina, pois minha mãe está tomando esse medicamento e está se sentido muito mal, diz ter uma tonteira terrível, secura na boca, indisposição e visão turva. Por favor me respondam. Obrigada.

Support Computadores disse...

E engordei 4 kg dentro de 2 meses, desde o início do tratamento com Glicosamina e Condroltina. Estou com dúvidas se devou ou não parar com o tratamento, pois massa muscular não me falta, eu preciso é perder!

Unknown disse...

Tenho princípio de artrose ou artrite. Na minha família minha mãe e outros parentes têm essas doenças. Tenho 54 anos e alguns outros problemas como colesterol e triglicerídeos altos. O reumatologista me receitou sulfato de glicosamina e condroitina. Sinto que o remédio me faz bem, mas não sei se ele aumenta o colesterol. apsar de estar satisfeita por ter a oportunidade de tratar esse problema antes que se desenvolva mais, gostaria de saber se essas substâncias aumentam o colesterol e triglicerídeos.
Obrigada.

Unknown disse...

Estou fazendo o uso também da glicosamina, embora constatei uma melhora nas articulações, notei também que em 30 dias de tratamento engordei 2 quilos. Como o nome é um tanto sugestivo ,(glicosa...) possui glicose em sua composição o que nos levaria a um aumento de peso? Estou preocupada, pois tomo o medicamento devido a problemas nos joelhos e por estes estarem com sobrecarga, eu engordando... aumentará assim a carga sobre eles. Tem sentido o que estou falando????Faz engordar ou não este medicamento? Favor mandarem resposta, pois li os comentários e não vi nenhuma resposta a eles.


Obrigada

Márcia

Luziana disse...

Luziana
Estou fazendo uso da Glicosamina, é real os comentarios que engorda? eJá estou com sobrepeso e ainda a medicação vai me engoradr mais?

Marieta disse...

Acabei de ler os comentários sobre o sulfato de glicosamina e de condroitina. Tenho artrose e já fiz uma cirurgia artrosópica no joelho direito, mas estou com o outro joelho, quadris e mãos afetados, por isso meu ortopedista receitou esse produto o qual tomo há 2 anos. Na verdade curar não cura mas tenho me sentido bem melhor, porém, o que percebi de um mês para cá é que meu estômago parece estufado e com muita flatulência. O médico disse para suspender a condroitina que é a que provoca este sintoma, e me receitou a glicosamina em pó, a qual já comecei a tomar.Acho, no entanto que houve pouca diferença ,mas vou aguardar por mais uns dias.
Gostaria de saber se este sintoma é normal ou se há necessidade de fazer uma endoscopia. Ficaria muito grata se me fosse passado uma resposta.

jotefir disse...

SONIA F. DISSE TENHO 61 ANOS E TOMO PURAN T4 75mg, DIOVAN AMLO 160+10mg,
metifomina 850mg 2 ao dia, OSTERNAN 70mg 1 por semana, CALDÊ 2 AO DIA, E HÁ CERCA DE 6 MESES VENHO TOMANDO TODOS ESSES MEDICAMENTOS ACRESCIDO DO CONDOFLEX(SULFATO DE GLUCOSAMINA+SULFATODE CONDROININA. QUERO SABER SE O SULFATO DE GLICOSAMINA INTERFERE NO AUMENTO DA GLICOSE? AGUADO UMA RESPOSTA.

Anônimo disse...

comecei a tomar condroitina e glicosamina,comecei
ler alguns comentários e me preocupei.estou acima do peso,por favor me respondam esse medicamento me fará engordar?

Anônimo disse...

também quero saber se condroitina e glicosamina engorda,pois estou acima do peso.por favor me respondam

Anônimo disse...

foi-me receitado "sulfato de glicosamina" em pó, no entanto gostaria de saber se qualquer medicação com esta base pode ser copmprado em qualquer farmácia.

jorge melo disse...

A minha sogra tem 84 anos, e o médico passou para ela sulfato de glicosamina em pó, ele tem melhorado de sua artrose, mas durante o dia o seu joelho ficam um pouco inchado (sem dor) quando ela vai se deitar a noite, no dia seguinte está desinchado, e assim isto acontece diariaménte.
Gostaria de receber se poss´vel, o porque desta causa.

cristina disse...

Boa noite,
Meus rins são policisticos e estão com resultados alterados, e, estou com artrose nas mãos, gostaria de saber a influencia sobre os rins e se realmente sofre alteração no peso. Estou com 53 anos. no aguardo, obrigada.

Tania disse...

Estou querendo fazer um tratamento preventivo pois tenho casos na família de artros.Queria muito saber se engorda pois estou fazendo reeducação alimentar e não estou disposta a voltar no peso antigo.

Tania disse...

Tenho 38 anos é quero saber se bom fazer um tratamento preventivo pois já tenho algumas dores em minhas articulações.Quero saber também se engorda pois estou fazendo reeducação alimentar e não quero voltar ao peso antigo.Obrigado.

Sonia disse...

Não vi nenhuma resposta a todas as perguntas feitas. Elas são mandadas para o e-mail de quem pergunta ou não são mesmo respondidas? Pergunto isso porque não me adiantará colocar minha dúvida se ela não for esclarecida...

Sergio Rocha disse...

Nota do Blog Vais gostar de saber:
As dúvidas a respeito dos efeitos e da utilizaçã da glicosamina, devem ser encaminhadas para o Centro de Estudos de Reciclagem e de Investigação em reumatologia (e-mail cerir@cerir.org.br ) ou esclarecidas junto a um médico fisiatra ou ortopedista.
A intenção do Blog foi apenas a de dar divulgação da matéria da Dra. Rina Dalva Neubarth Giorg, responsável pela matéria.

Anônimo disse...

Por favor responda-me quem puder comecei fazer tratamento de sulf.decondroitina e sulf. de glicosamina, li nos comentários q engorda, é verdade? não engordar mais pois estou 10 kilos acima do meu peso.

Anônimo disse...

Jose, Há uma semana comecei a tomar o remédio - Condroflex em sachê, composto de glicosamina + 1,5 g + sulfato de condroitina de 1,2 g. Faço tratamento intensivo da coluna (osteoporose e osteopenia) e também da próstata. Como tenho que caminhar diariamente, não posso ganhar peso e as vezes tomo bebida alcoólica, solicito informações se terá alguma interferência neste novo tratamento?

Anônimo disse...

Francisca: li todos os comentários e cheguei a conclusão que na verdade a glicosamina faz um efeito muito bom no tocante a restauração do tecido ósseo, nos joelhos, naspontas dos dedos em fim nas juntas. Parabens doutora pela sua esplanação sobre a glicosamina faz três meses que uso esse medicamento e estou sentindo-me maravilhosamente bem.

gislene disse...

gi estou em tratamento de um cancer de mama e os medicamentos que tomo são fortes e causan dores nas articulações e desgastes nos joehlos e coluna uma amiga me falou da glucosamina só que tenho medo de tomar gostaria de uma resposta obrigado

Anônimo disse...

Infelizmente engorda!!!

maria disse...

Maria, 47 anos, fazendo uso de condroflex a 2 meses e engordei 3 quilos,e tambem tenho dores no estomago, sera efeito dessa medicação,apesar de me sentir muito melhor em relação as dores nos joelhos.

Anônimo disse...

Meu relato é de que estou tomando o sulfalto de glucosamina que me foi receitado por um ortopedista, jovem mas com um conhecimento tremendo e estou sentindo muito bem mesmo. A opiniao deste blog de que muitos desconhecem e nem gostam de recomendar compartilho tambem pois eu estava de cirurgia marcada para meu joelho quando resolvi consultar outro este outro ortopedista e acertei. Não tenho percebido que ganhei peso, vou me atentar para isto, pois estou usando a glucosamina a 90 dias e tenho mais 90 dias para tomar para depois voltar a fazer nova consulta e para tirar dúvidas vou fazer novamente a RM e RX, mas tenho certeza de que melhorei e muito.

NÚBIA disse...

FIQUEI AGORA COM MEDO....JÁ SOU OBESA...JÁ PENSOU TER QUE ENGORDAR COM O USO DESSE REMEDIO?
ESTOU TOMANDO DEVIDO UM PROBLEMA COM A ARTICULAÇÃO DO QUADRIL COM O FEMUR. PRECISARIA COLOCAR UMA PROTESE DEVIDO O DESAPARECIMENTO DA CARTILAGEM. SINTO MUITAS DORES...FAZ MAIS OU MENOS UM MES QUE TOMO ESSE MEDICAMENTO ATÉ AGORA NÃO SENTI NENHUMA MELHORA....

Anônimo disse...

Tomei o sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina durante 6 meses e engordei 10 kg. Também tive retraçao na gengiva e minha dentista disse que é por causa desses medicamentos.Meu joelho melhorou mas não tenho conseguido perder peso.

Anônimo disse...

Para todas as dúvidas eu tenho a resposta. Também fui indicada pela reumatologista para tomar essa medicação, pois tenho diagnóstico de artrose nas mãos, quadril. Meu cardiologista me aconselhou não tomar. Agora vejam só o que fez eu melhorar dia a dia. Não é remédio,não tem nenhuma contra indicação e não causa nenhum efeito colateral.
FAÇAM USO DE CLORETO DE MAGNÉSIO PA,

Anônimo disse...

continuando meu comentário sobre O CLORETO DE MAGNÉSIO PA não compre em farmácias porque não é puro. Mande manipular numa farmácia de manipulação de sua confiança. A única contra indicação é para paciente com insuficiência renal grave. Pesquise a história da cura do padre Beno. é Fantástico. Mando manipular em cápsulas e tomo 1 por dia. quaquer dúvida meu email é sistema 131@hotmail.com

Anônimo disse...

Tomo Cloreto de magnesio há 2 anos (30 ml) ao dia dividido nas refeições. Agora estou com artrose nos joelhos, que nunca tinha aparecido antes. Estou com 70 anos.
O ortopedista recomendou o Artico, sache, 1 ao dia (é igual ao Condroflex).Usei anos atrás para as mãos, mas a reumatologista suspendeu pois disse que para as mãos não faz efeito.Vou tentar para os joelhos, mas já faço axercicios para fortalecer a musculatura e já melhorei das dores matinais.

Anônimo disse...

olá , tenho problema de colesterol e tireoide e estou tomando sulfato de glicosamina+sulfato de condroitina+pantoprazol e gostaria de saber se corro o risco de meu colesterol aumentar, pois graças a deus não estou sentindo tantas dores com este medicamento mas gostaria de poder tiras essas dúvidas e também se existe algum outro efeito colateral por favor se puder me responda obrigada dabitta2010@hotmail.com

Anônimo disse...

oi pessoal adorei o depoimento de voces,so que eu ia tomar a glicosamina mas fiquei sem coragem ao saber que ela engorda.Tenho dor nos dedos das mãos,nos pés e no corpo{fadiga}.E o cloreto de magnésio seri bom para mim? Aguaro uma resposta,obrigada.Meu email é sonipalmeira @hotmail.com

Anônimo disse...

Foram feitas várias perguntas sobre a GLICOSAMINA ENGORDAR ou NÃO E NÃO TEM NENHUMA RESPOSTA, por quê??? Gostaria de obter uma resposta a respeito.

Sergio Rocha disse...

Comentário anônimo de 14 de outubro de 2012
Caro amigo(a), este não é um site médico, apenas reproduz alguns artigos dque podem servir a alguém, desde que se informem com um médico antes de tomar qualquer medicamento.
No caso o artigo ressalta os benefícios do tratamento e foi produzido pela Dra, Rina Neubarg.

Mais informações no site : http://www.cerir.org.br/

A Dra. Rina Dalva Neubarth Giorg, Mestre em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica Chefe da Seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Reumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo "Francisco Morato de Oliveira" e Presidenta da Sociedade Paulista de Reumatologia no Biênio 2000-2001.

Anônimo disse...

Estou tomando o Condroflex (sulfato de glicosamina + condroitina) faz 4 meses e deixei de beber, moderei nos carbohidratos (arroz, macarrão),emagreci 2 kg mas não senti melhoras nos joelhos.

Anônimo disse...

ESTOU NESTE MESMO DILEMA JA ESTOU TOMANDO SULFATO DE GLICOSAMINA A MAIS DE 5 MESES MAIS UM DOS MEUS JOELHOS QUE EU OPEREI ESTA MUITO BEM MAIS O OUTRO ESTA CADA DIA PIOR E ME SINTO MUITO INCHADA E ENGORDANDO MUITO ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS MEU MÉDICO ME MANDOU TOMAR DE 8EM8 HORAS UMA CÁPSULA ME SINTO QUE ESTOU INFLANDO ME AJUDE ME RESPONDA ALGO PORFAVOR AGUARDO RESPOSTA!

Anônimo disse...

OLA PRECIZO DE AJUDA POIS ESTOU TOMANDO SULFATO DE GLICOSAMINA A MAIS DE 5 MESES MEU MÉDICO MANDOU TOMAR UMA CÁPSULA DE 8EM8 HORAS SÓ QUE O JOELHO QUE OPEREI POR TER ROMPIDO O MINISTO ESTA BEM MAIS O OUTRO ESTA CADA DIA PIOR NÃO CONSIGO MAIS NEM CAMINHA SÓ A BAIXO DE REMÉDIOS FORTE PRA DOR ESTOU ENGORDANDO MUITO JA ESTOU OBESA NÃO AGUENTO MAIS ESTOU INFRANDO ME AJUDE ESPERO RESPOSTA!

Iron Man disse...

eu tenho 19 anos e adorei saber esse tipo de coisa. embora minha idade eu tenho artrose nos dois joelhos já passei por diversas cirurgias, agora o médico me receitou o sulfato de glicosamina! Eu mando manipular pois na farmácia normal é caro de mais, mais de 100 reais mais adorei ler essa matéria me deu um pouco mais de esperança!!!

Anônimo disse...

Senhores, me chamo Francisco Emmerich, tenho artrite reumartrose,e artrose nos dois joelhos. Tomo o Glucoreumim em saches (po). Detalhe muito importante: para se tomar sulfato de glucosamina é necessario que a inflamação esteja eliminada, e que a região esteja livre de vermelhidão e temperatura normal. Aí sim, o medicamento produz efeitos, mas lembrem-se sulfato de glucosamina não é anti inflamatório, portanto o primeiro passo é acabar com o processo inflamatório. Outra coisa, esse medicamento não engorda, mas em caso se esqueça de tomar um dia, não se deve tomar dose dobrada no outro. Procure seu reumatologista, e também procure utilizar cloreto de magnézio, que falta em nossa água, é ruim de tomar, mas muito eficiente. Por fim, perder peso ajuda em muito.

Anônimo disse...

Sempre fui magra, tenho 1,69 e pesava 58kg. Agora tenho 63kg. Como verduras e legumes, não janto e mesmo assim não consigo emagrecer. Tb sinto a barriga estufada. Estou tomando condroitina e glicosamina há quase um mês por causa de inflamação no coccix. Tive artroscopia no joelho faz 6 meses e mesmo com antiinflamatório ainda tenho dores. Talvez ainda seja cedo, mas penso que para mim não resolveu.

Anônimo disse...

Sinto muito...mas engorda absurdamente......minha amiga ficou enorme. Cuidado...eles querem é vender!

Anônimo disse...

Olá
Gostaria de informar que sou brasileira, estudante de medicina do 4º período apenas (2 anos) e conheço vastamente o sulfato de glicosamina, bem como o de condroitina, assim como todos os ortopedistas e reumatologistas do país e que, portanto, sua fonte está completamente enganada quanto à ignorância brasileira em relação às drogas mais prescritas nos ambulatórios de reumatologia do serviço do qual faço parte.

Anônimo disse...

O meu médico deu o diagnóstico de artrose e estou tomando a Glucosamina e a Condroitina Há 20 dias e não senti nenhuma melhora e nem ganhei peso, até agora.

Karen Fidelis (Kueia) disse...

Faço uso do remédio a 3 meses e nao engordei nenhuma grama (de gordura). Ganhei 2kg apenas de massa muscular, pois o médico mandou fazer musculação.
Não engorda... se vc ganhou peso foi com massa muscular ou sem vergonhice mesmo... rrs

Anônimo disse...

exprimentem a glucosamina vegeatl. funciona e não engorda, alem que ajuda a regular o colesterol. pesquisem e veram.
encontra-se no monavie
alfatem37@gmail.com

Unknown disse...

Telma Nicolosi
Antes de tentar estes medicamentos que trazem efeitos colaterais, tentem tomar Complexo B do laboratorio Roche.Se vc estiver com mt dor tome 2 cp ao dia por uma semana e depois faça manutençao de 1 cp ao dia.A maioria das pessoas se beneficia, as dores somem de um dia pra outro.Os que nao tiverem nenhuma melhora tem que procurar outr saida, mas eu garanto que 90% de vcs vai melhorar tanto que nao vai precisar!Boa sorte!

telma silva disse...

Todos que foram diagnosticados com artrite ou artrose, antes de partir pra um tratamento com efeitos colaterais, experimentem tomar 2 cp de complexo B da Roche ao dia.A dor some!

Anônimo disse...

Se faz engordar não será um problema, uma vez que ao melhorar as articulações, nos deixará em melhores condições de praticar exercícios e assim poder abaixar o peso. Plotino Rodrigues

Anônimo disse...

Caros colegas de infortúnio, a artrose não tem cura apenas controle do avanço da doença e dos sintomas, o melhor profissional para determinar o diagnóstico e o tratamento é o reumatologista, o ortopedista normalmente trata as sequelas como substituição de articulação, todo e qualquer remédio deve ser receitado por um médico, muito cuidado com as receitas de leigos, pois podem ter interações com os remédio que estivermos tomando, não sou médica, mas tenho artrose a muito tempo e tomo tanto a glucosamina como a condroitina, não engorda, pode até causar uma retenção de líquido mas nada de mais, já tive 90kg e emagreci 12kg sem tirar o remédio, outros fatores me faziam manter o peso alto, entre eles comer muito e não fazer exercício, a glucosamina na verdade me permitiu não ter tantas sequelas e poder ter uma vida normal e ativa convivendo com a artrose há mais de 10 anos,minha mãe apresentou há menos tempo e tem os dedos cheios de deformidades, pois vive parando de tomá-la.
Hoje em dia tomo a importada(SUPERFLEX 3), pois além de ser mais barata e em comprimidos, que acho mais fácil de ingerir, ainda tem um outro composto que diminue as dores matinais, CONVERSEI COM A MINHA REUMATOLOGISTA ANTES DE TOMAR.
Outra coisa muito importante é que dependendo das sequelas as dores serão mais fortes e difíceis de vencer, necessitando de outros remédios para a dor, mas como a artrose é crônica e não tem cura(AINDA)os tratamentos são de loooooooooooongoooooo prazo, não dá pra sentir alterações com menos de 6 meses tomando a glucosamina.

sueli ana disse...

começei a tomar o glucosamina 1,5ge qro saber si e p tirar dor n joelho e nas costas eu tenho atrofia renal e gastrite eu posso tomar ou n me responda por favor

orgshow disse...

Como estou fazendo reeducação alimentar consegui eliminat 4 quilos mesmo tomando glucosamina

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

gostaria de saber se glucosamina faz mau para diabeticos insulinados? aguardo resposta jbrunorocha@hotmail.com

RedenTurismo disse...

Boa tarde, tenho 47 anos e até há um ano atrás para além de BTT (All Mountain Bike) praticava também Futsal com regularidade. Como as dores nos joelhos variavam entre o incómodo e o impossibilitante abandonei o Futsal por completo e reduzi a actividade do BTT. Entretanto fiz TAC aos joelhos e foi detectada condromalacia grau 3. Receitaram-me Dolenio 1500mg (Sulfato de Glucosamina) e apesar de não ter curado permite-me continuar com o BTT que pratico 2/3 vezes por semana inclusivé faço maratonas de 100kms ou mais. Quanto ao engordar, meço 170cm e no fim do ano pesava 74kg. Agora peso abaixo de 70kg fruto do exercício que já posso efectuar com regularidade.
Espero ter ajudado relativamente às questões do peso.
Cumprimentos a todos.

lurdes disse...

Porque eu tenho a impressão que quando tomo a medicação Sulfato de glicosamida + sulfato sódico de condroitina minha dores aumentam. Minha nedica mandou eu toma três meses e paraqr um, alguém pode me explicar o que está acontecendo. O meu diagnostico foi roptura nos ossos,,, meu tendões estão com uma lesão antiga,(tendinite) e esse remedio foi indicado para hidratar, me exclareçam mais sobre o assunto, pois já estou achando que vou conviver pro resto da vida com essas dores, não tem remedio que passe. obrigada.

Mara Carvalho disse...

Foi indicado para eu tomar esse remédio, mas tenho pressão alta. Gostaria de saber se pode aumentar a pressão, se eu fizer uso contínuo desse medicamento.
Obrigada

dalva leda trinchero disse...

Descupe, mas estou tentando resolver minhas duvidas por intermédio dos problemas que vi pelas pessoas que uzam Ortosamin,mas não estão com respostas,por isso não me ajudam, minha duvida é saber se esse medicamento engorda, se possúe açucar,e a proporção da indicação de não tomar alcool, nem eventualmente uma cervejinha?

Unknown disse...

meu nome é Elza, através de uma amiga mandei manipular esse medicamento sem receita medica .Sulfato de glucosamina 1,5g tenho artrose nos dois joelho sofro muitas dores diariamente de segunda a segunda, tomos outros antiinflamatorios, receitado por ortopedista. sera que devo começar a usar esse medicamento ?

Anônimo disse...

Acho que pode ajudar:
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Mar/22/glicosamina.pdf

Anônimo disse...

Estou tomando artoglico a 3 meses e já engordei 12 kg. Estou preocupada, pois meu médico me disse para tomar este medicamento por 6 meses.

Unknown disse...

Sim, estou tomando sulfato de glicosamina(artoglico). Compro em qualquer farmacia.

Anônimo disse...

Entrei aqui e apos ler tantas perguntas sobre a glucosamina engordar resolvi dar meu depoimento. Tomo o medicamento a mais de 1 ano e nunca engordei 1 grama. Sou magra e continuo magra comendo o que sempre comi. Por enquanto o unico exercicio que faço regularmente e o alongamento, mas pretendo fazer musculaçao para fortalecer a area dos joelhos. Entao a minha experiencia e de que nao engorda!

Rubens Bastos disse...

Olá, uma opinião de quem sofre deste problema de artrite nos dedos das mãos : Durante mais de dois anos fiz uso desses medicamentos - Glucosamina , Condroitina + MSM - e conclui que a melhora é muito pequena. Muito pequena ! De tanto sofrer com as dores nas juntas - fica difícil fazer qualquer atividade, por menor que seja - pesquisei e pesquiso sempre sobre medicamentos para tentar alívio deste tormento. há dois meses atrás resolvi testar a recomendação do Dr.Luiz Moura e passei a fazer uso do ASCARIDIL + CLORETO DE MAGNÁESIO PA. após 1 mês e meio de tratamento levanto as mãos para o céu e agradeço o dia que descobri esses ensinamentos. Mais de 90% das dores já desapareceram, a mobilidade das mãos e dedos estão praticamente normais. E sabem a que custo financeiro ? +- R$30,00! Isso mesmo trinta reais por todo esse período de, pra mim, quase cura ! Essa experiência tinha que repassar com todos que sofrem deste flagelo. Procurem no Google por DR.LUIZ MOURA ou sigam o link : http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-dvd.htm#A dosagem de Ascaridil
Essa doença é tão incapacitante, tão odienta que, ao meu ver, tudo que vier de fontes confiáveis e de relatos favoráveis, tudo deve ser experimentado. PARA MIM, CAIU DO CÉU ! BOA SORTE À TODOS !!!

Anônimo disse...

Pelo que minha mãe disse, este medicamento engorda sim, ela toma ha 2 meses e engordou 2 kg , porém ela melhorou bastante, já não ha mais inchaço e as dores estão bem menores, mas ela esta reclamando de vermelhidão e coceira, agora não sei se é do remédio.

Zeni Domingos Soares disse...

eu tenho artrite, e tive artrose no joelho direito, já coloquei prótese, e tenho 1.43, 60 kg, estou tentando emagrecer tomando, chia, linhaça, chá verde, hibisco,, mas continua inchando á tarde e noite, por causa de corticóides, mas dor eu não sinto muito,pra quem mora em São Paulo, existe um lugar chamado CERAGEM é uma cama que faz massagem na coluna e melhora muito as dores e outros problemas, os COREANOS trouxeram esta cama para o Brasil, e por ser muito cara, eles deixam as pessoas fazerem uso de graça, e as pessoas melhoram e falam pra outros, em São Paulo tem em vários bairros, e no Rio de Janeiro, tem em Niterói, o sistema é o mesmo, uso gratúito, procure no site Ceragem e se informem, antes de operar o joelho, eu fiz várias seções, e não senti dores no pós operatório, ela ajuda tbm, para quem teve AVC, e ajuda a baixar o colesterol, melhorei da sinusite, entre outras coisas, abaixa diabetes.

Anônimo disse...

Olá!P
Preciso tomar Sulfato de Glucosamina e condroitina por 3 meses.
Gostaria de saber:
1)efeitos colaterais do medicamento;
2) Se engorda

Everaldo disse...

Dei uma lida breve nos comentários e parece que muita gente tem dúvidas sobre sulfato de glicosamina. Acompanhando o comentário acima eu tenho que tomar este medicamento por 3 meses também, estou com dores articulares principalmente nos tornozelos, punhos, dedos, e ombros. Fiz todos exames para constatar alguma doença reumatológica e o resultado é que eu não tenho nada. De acordo com o médico reumatologista eu tenho micro lesões e tenho que seguir este tratamento. Resultado até o momento no segundo mês: As dores DIMINUIRAM, mais ainda tem momentos crônicos. Eu tenho 30 anos tenho 1,75 e peso 75 Kg e meu imc está excelente, porém nestes dois meses notei que estou acumulando um POUCO DE GORDURA, 1,5 Kg mais ou menos, isto porque não sou sedentário.

Everaldo disse...

Continuando, este medicamento possui SIM alguns efeitos colaterais que eu tenho monitorado no dia a dia..
*Tira o sono..
*Fadiga..
*Leve tontura..
*ENGORDA..

Pode ser que funcione dependendo do organismo de cada pessoa..
Me deu insônia e uma medica que eu consultei confirmou que isso pode acontecer e aconselhou tomar o medicamento PELA MANHA.

A FADIGA, pode ser pelas dores e não pelo medicamento, parece que conforme vc tem dores muito agudas seu corpo consome mais energia e para tentar "equilibrar as coisas" e é dae que vem a fadiga, porém só aconteceu comigo depois de começar este tratamento..
TONTURA pode ser por noites mal dormidas e pelo fato de haver fadiga, mas também só aconteceu depois de começar o tratamento..
Resumindo, eu tenho feito o uso do sulfato de glicosamina e com 1 mês e meio tive pequenos resultados e ALGUNS EFEITOS COLATERAIS... e sugiro que as pessoas que postarem sobre estes mesmos problemas COLABOREM COM INFORMAÇÕES para que possamos nos ajudar..

Anônimo disse...

Olha... tomei durante 4 meses (glicosamina) e ganhei 4 centímetros de cintura, estou com a aparência inchada, com celulite, e mais gorda.
Mesmo comendo corretamente e muito pouco, percebi que semana após semana estava mais gorda. A falta de exercícios aliada a resistência a insulina, causada pela glicosamina, fez com que eu engordasse.
Mas por outro lado, ajudou muito a reduzir as dores no joelho.

CONCLUSÃO - glicosamina, apesar de ajudar nas articulações, dependendo do organismo pode engordar sim.
Não tomem sem antes consultar um médico, principalmente se você for diabético.

ANTONIA FERREIRA disse...

GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE O MEDICAMENTO SULFATO DE GLICOSAMINA MUITO OBRIGADA.

Unknown disse...

Hey pessoal, para akeles que sofrem de dores, seja ela dos ossos, articulacoes e etc, recomendo dar uma olhadela neste site.
Sei que vao ficar todos de boca aberta. A cura esta mesmo debaixo dos nossos narizes.
Eis o Site: http://solucaoperfeita.com/magnesio/porque-tomar-o-cloreto-de-magnesio-p

Deus vos abencoe.

Unknown disse...

JA ESTOU TOMANDO ESSE MEDICAMENTO A 6 DIAS E NAO ESTOU SENTINDO NADA PARECE QUE ESTOU TOMANDO UM ANTI ACIDO E A DOR NADA DE PASSAR TOMO UM ENVELOPE POR DIA
PODE SE TOMAR MAS DE UM ENVELOPE POR DIA

Anônimo disse...

Eu vou começar a tomar o medicamento artico e estou muito otimista. Cada ser humano é um. Engorda quem que.emagrece quem quer. Sara quem tem fé e juízo.

Anônimo disse...

Quem disser que glicosamina nao engorda, nunca tomou, deveriam falar logo que aumenta o peso, depois de tantos depoimentos... Cuida do que vai comer, a glicosamina funciona depois de 2 caixas para mim foi e nao me arrependo de ter tomado. Hoje levo vida normal, meu quadril funciona até para sexo, faço minha caminha. Gente eu nao conseguia abrir minhas pernas, vestir minha calcinha, sabe o que é isso. Nao sou gorda porque estou exercitando minha sabedoria. E vc esta exercitando a sua? Deixa a barriga estufada sim, aumenta peso sim. Faz dieta que a felicidade espera. (*_*)Beijo de saude e fé pra todos

martha disse...

Gente, quando o médico me receitou glucosamina por seis meses no quarto mês é que eu comecei a sentir melhoras até melhorar totalmente, este medicamento é para repor a cartilagem que na falta dela sentimos dores. Eu estava pensando em desistir. Graças a Deus não parei e hoje no meu trabalho eu subo e desço escadas o dia todo e antes eu não podia subir um meio fio que sentia dores horríveis. Continue tomando. Outra coisa alguém falou que é muito caro realmente custava na época 180 reais a caixa com 30 envelopes mas mas o médico da a receita pra pegar nos postos de saúde eu moro em Brasilia e pego na cidade de vocês também tem que ser gratuito.

Anônimo disse...

Tem de fazer caminhada alguma atividade física em conjunto au não engorda

Anônimo disse...

Pode sim e nem precisa de receita

mrkthck disse...

Vou dar minha contribuição:
Acho que a primeira coisa é consultar uns 3 ortopedistas diferentes (fui em 5 e peguei opinião de um fora do pais). As opiniões divergiam bastante em relação ao meu caso. Quanto à Glucosamina e Condroitina, associados na proporção exata pra maior absorção pelo organismo, um dos médicos daqui falou que não havia nada comprovado e que nao indicava, porém só me passou antinflamatorios, o que sei que só resolve o problema superficialmente, o que de fato ocorreu. Outros disseram que apesar de não ter estudos conclusivos oficiais dos laboratórios, isso podia ser por conta da impossibilidade deles patentearem e terem exclusividade na comercialização, visto que esse composto é suplemento, e nao passível de patente... Dessa forma eles nao investiriam milhoes sem poder ter retorno exclusivo com o remedio.
Sabendo disso, me disseram que não havia qualquer efeito colateral desse composto na maior parte das vezes, e que se eu pudesse evitar os sachets, melhor, por conta de atacarem mais o estômago.

Outros 3 ortos, mais especializados em esportes (inclusive um nos EUA), falou pra eu tomar sim a Glucosamina e Condroitina na proporção correta (1500 x 1200mg/ dia), e se possível, aliar isso a uma substancia chamada MSM pelo menos.

Meu treinador chegou a passar 1 ano condenado a parar de treinar, por conta das dores nas articulações. Esse contato nos EUA foi ele quem me passou. Resultado: depois de 13 meses tomando esse composto, ele voltou a treinar normalmente e já está há 1 ano sem sentir nada ! Comigo nao foi diferente. Experimentei 3 marcas de Glucosamina e Condroitina, e a melhor, e a que até meus pais e meus sogros tomam com muito resultado, ainda por cima é cerca de 40% mais barata que as nacionais ou vendidas aqui pelo brasil.

Recomendo fortemente !

o site que compramos despacha imediatamente, cheguei a receber em 2 dias !

Fica a dica: www.condroitinaeglucosamina.com.br

OBS: acho que toda glucosamina é extraída de crustáceos, logo, eu acho que quem tem alergia não pode tomar...mas verifique isso com seu médico.

Anônimo disse...

Estou tomando o medicamento há duas semanas apenas, mas por incrível que pareça eu tenho uma nítida sensação de estar inflada, com o abdômen estufado. Minhas calças de ginástica parecem não me caber mesmo tendo aumentado as atividades físicas e fazendo drenagem linfática. Pode ser impressão ou coincidência, mas quando fiz a pesquisa, estava justamente buscando esclarecer minha dúvida sobre se essemmedicamento engorda ou não, efeito colateral que não consta na bula.

sol disse...

estou tomando tbm ja sou cheinha imagine eu tomar os seis meses entao sera q engorda mesmo kd as respostas tbm gostaria de saber ,e procurei aq no posto de saude disseram que nao fornece porq e caro.e meu medico me disse para eu procurar na rede publica que nada.meu nome e sonia maria de taguatinga norte Brasilia, preciso d


a resposta urgentemente.

sol disse...

tambem estou usando esse remedio agora to vendo ai que engorda quero saber se e verdade e tbm que pega na rede publica ,eu nao consegui nao tem uma semana que uso sonia BRASILIA,

sol disse...

tambem estou usando esse remedio agora to vendo ai que engorda quero saber se e verdade e tbm que pega na rede publica ,eu nao consegui nao tem uma semana que uso sonia BRASILIA,

SONIA MARIA OLIVEIRA disse...

QUERO SABER SE ESSE REMEDIO ENGORDA ESTOU TOMANDO A UMA SEMANA E NAO CONSEGUI PEGAR NA REDE PUBLICA TENHO QUE USAR SEIS MESES QUERO UMA REPOSTA BJS SONIA BRASILIA DF.

zozinha disse...

Tenho artrose nos quadris lado direito e esquerdo grau II. Meu ortopedista receitou condroflex saches, tomo um por dia já fazem 5 anos, mes passado fiz nova ressonancia magnetica e o medico disse que a artrose está no mesmo grau, graças a Deus não evoluiu apesar de eu ter engordado um pouquinho (3 KG). Reduziu as dores com a medicação.
Ele me orientou que essa medicação não restaura a cartilagem, porém fortalece a que tem e previne maior desgaste. Se eu paro de tomar as dores retornam.
A medicação ajuda muito e fazer exercicios como hidroterapia e hidroginastica é tudo de bom.

Unknown disse...

Fiz o uso ha tres anos por conta de uma artrose severa no joelho. Realmente surtiu efeito, hoje voltei a usar por conta de muita dores no quadril....quanto a engordar ou não, comigo não aconteceu isso e espero não acontecer agora.

Valcir Carlos Sgarbi disse...

Tomei o sulfato de glucosamina durante um ano e resumindo: as dores terríveis que sentia desapareceram, entretanto como pratico esporte, quando forço um pouco sinto que não estou totalmente curado. Por outro lado, quando faço caminhada me sinto melhor e sem dores. Sempre digo, nós somos o nosso melhor médico, entretanto, precisamos do médico especialista para que nos oriente no que não sabemos, mas se você sabe que não deve beber ou fazer um esforço maior e, mesmo assim teima em fazer, então você corre o risco de não melhorar e engordar. Eu estou melhor e não engordei, mas não abuso na alimentação e nem faço esforço físico além do que posso fazer. Por isso digo que somos o nosso melhor médico. Respondendo a pergunta do Roberto que agradece se alguém puder lhe ajudar, eu afirmo que o médico te ajudou e até eu estou lhe ajudando, mas tem coisa que só você pode fazer por você. Pense nisso Roberto. Por outro lado, a Joseneide pegunta quais os efeitos colaterais que a glicosamina ou condroitina provoca. Cada caso ou cada pessoa é diferente. Eu, por exemplo, tomei durante um ano, melhorei e não senti nenhum mal estar e também não engordei. Mas, graças ao nosso bom Deus, não bebo, não fumo, pratico esporte leve e caminhada, que tenho certeza, pra mim faz bem, mas a minha saúde é boa, não tenho nenhum problema, a não ser 70 anos, esse é o meu maior problema. O Jordano disse que engordou 4 quilos e está na dúvida se deve parar ou não. Jordano tenta se educar na alimentação e gastar mais calorias com exercícios físicos saudáveis, acredito que você resolverá o seu problema na balança. VMM o que engorda é a alimentação em excesso e a falta de exercícios físicos. A glucosamina e a condroitina ajuda aliviar as dores, isto está comprovado, mas ninguém deve tomar sem orientação do médico especialista, pois sabemos que, se a pessoa tiver certos problemas de saúde, sofrerá com efeitos colaterais, por isso é importante consultar um especialista antes de tomar. Tem um ditado que o remédio na dose certa cura, mas na dose errada pode até matar.

Arthur Davos disse...

Zozinha, Sonia, Sol...vejo que se preocupam muito com a questão do ganho de peso.
Vamos por partes: praticamente NENHUM suplemento engorda, o que engorda são hábitos de vida e alimentares inadequados, ou disfunçoes reais hormonais(menos de 5% dos casos).
A questão do ganho de peso influi diretamente tanto na carga (pressao) sobre as articulações- o que piora o quadro da artrose ou artrite - , como na saúde do corpo em geral (cardiovascular, funções vitais, e até disposição em geral).

Meus pais (acima de 70 anos), tiveram uma regressão do quadro em quase 80% com um ano tomando um composto Premium que um médico americano receitou para meu treinador (maratonas). Ele teve sim regeneração da cartilagem e voltou a correr depois de um ano tomando esse composto e claro, FORTALECENDO ADEQUADAMENTE A MUSCULATURA, SEM GANHAR PESO!
Nao adianta atribuir toda responsabilidade em cima de um remedio ou suplemento, quando na verdade NÓS precisamos cuidar do corpo, fazer uma alimentação equilibrada (consulte um nutricionista..fica muito mais fácil ! Não é pra ficar com excesso de frescura na alimentação, mas apenas pra ensinar o que comer e quando).
Vou colocar o único lugar no brasil que conheço que vende esse suplemento com segurança: www.condroitinaeglucosamina.com.br, ou , agora, no www.condroitinaeglucosamina.com.br/clientesprioritarios

O contato direto de quem vendeu pra gente é: suplementocontradores@gmail.com e o whatsapp deles é 62 81197773

Desejo melhoras a todos voces !

Unknown disse...

Marileyde-Tenho 70 anos, faço academia e me cuido bastante;ha´mais ou menos 2 anos me apareceu artrose nas mão ; na direita levantou como se fosse um grão de milho. O complexo tomou conta de mim; fiz cirurgia e retirei apesar de já, ter modificado um pouco.Nos pés começou nessa época um carocinho no alto de cada um. Estou tomando há quase um ano GLUCOSAMINE+CHONDROITIN e estou muito satisfeita com o resultado!!! Parou de deformar e as dores sumiram 95%!! Esse medicamento foi comprado em New York: e e´bem mais barato e e´vantagem comprar uns 3 vidros. Tomo 2 comprimidos ao dia e não engorda!!!!



Marcos disse...

Olá. Fiz uso de uma glucosamina nacional por 6 meses, sem apresentar melhora significativa. FIquei outros 6 meses sem tomar, até que me explicaram o que é a glucosamina, com o que ela precisa estar associada, e outros ingredientes que potencializam a melhora. Resolvi tentar de novo com uma marca específica (não sei se é conveniente citar marcas aqui), que possui uma composição e ingredientes bem distintos, na medida que o corpo consegue absorver. Estou dizendo isso porque depois de 8 meses de tratamento, não sinto absolutamente qualquer dor articular que sentia antes. Por recomendação médica, tomei por mais 2 meses, e agora já estou há 2 meses sem tomar esse suplemento, me sentindo 100% bem ! Nesse tempo em que tomei o suplemento, mantive uma dieta bem equilibrada, exercicios regulares sem sentir dor (exercicios funcionais com elasticos, alguns na piscina, e bicicleta). Recomendei a uns amigos, e a melhora deles foi notável também ! Minha conclusão é a mesma do meu médico: o composto de glucosamina funciona ! Pode demorar mais pra um do que pra outro individuo, e tem muitos produtos feitos com materia prima de baixissima qualidade, ou com composições fracas. Nao vou fazer propaganda de nada aqui, mas voltei às minhas atividades normais, com 68 anos de idade, sem dores. Qualidade de vida não tem preço ! Quem quiser a marca ou o local onde comprei, podem me escrever que terei o prazer de repassar a informação. Marcos. mrktbsb@gmail.com

Anônimo disse...

não me dei bem , senti anciã mal estar tontura, prisão de ventre. ainda engordei 6,70 em dois meses.

Maria Cullen disse...

Olá!
Fazem uma semana que estou tomando este SULFATo DE GLICOSAMINA E MEXOLICAM e percebo que estou sentindo dor de estômago por motivo de dor nos joelhos interronpí até Musculação que praticava a 4 anos, por enquanto só Hridro ginastica não qdo vou poder retornar Academia mas a dor acabou com apenas uma semana , tenho que tomar por trinta dias e retornar no Ortopedista , mas o que está preocupando é esta dor de estomago. Não sei se paro de tomar ou não alguém pode me dizer.
Obrigado !
Um abraço a todos! Muita Paz! Saúde Amor! Maria cidinhacramasque@gmail.com

Anônimo disse...

Tomei por três meses condroitina com glucosaminna para dores nas articulações do esterno.
As dores melhoraram um pouco mais engordei 5 kilos.
Consultei outros médicos ( endocrinologista, ortopedista e gastro...me disseram que algumas pessoas podem reter líquidos.
Parei de tomar há 2 semanas e já sentir que estou desinchando...
Fui ao endocrinologista para me ajudar a emagrecer.
O ortopedista porque achei a melhora pequena nas dores.
O gastro porque comecei a ter dores no estômago por causa do medicamento.
Bem, a decisão é de cada um!

João Corrêa disse...

João da prata , estou fazendo uso da grucosamina 1.5g a seis meses , com receita médica,estou me sentindo bem pergunta :posso continuar usando?Tem efeito colateral? obrigado fico no aguardo de uma resposta.

Unknown disse...

Tomé cloreto de magnésio 1650 de água para 33g de água filtrada armazenar em garrafa de vidro escuro na geladeira tome 50ml de manha e 50ml a noite e Vera o resultado é ótimo

Amanda M. disse...

Gente, que estranho falarem de insônia.
Eu sinto sono, muito sono, muito sono mesmo e sou capaz de dormir o dia todo e a noite toda.
Tomo o medicamento vai fazer um mês para condropatia no joelho direito.
Engordei 1,5Kg, mas entendo que abandonei meus treinos de corrida por conta do joelho e estou só nadando e fazendo pilates (seguindo a recomendação médica).

Marcello disse...

estou tomando ha 01 mes , não senti melhoras p o joelho !
estou me sentindo c a barriga estufada , como pouco tenho uma leve queimação no estomago !
engordei 03 kgs
li os comentarios acima , pois estava em duvida , mas pela quantidade de pessoas dizendo , acreditei que ele engorda e em 01 mes não vi resultados !
vamos p a cirurgia , fazer o que !

Lucia disse...

comecei a tomar Artoglico- sulfato de glicosamina, observei que contém aspartame (adoçante conhecido de muitos e com uma reputação duvidosa conforme pesquisas na internet) e sorbitol (alcool do milho e de algumas frutas) pretendo mandar manipular para não sofrer os danos causados por estes componentes. acredito que temos que ficar atentos a todos os componentes adjacentes ao produto principal e as consequencias de seu uso.

wander paulo disse...

TOMEI GLICOSAMINA + CONDROITINA ( ÁRTICO ) DURANTE CINCO MESES, UM SACHE POR DIA EM JEJUM, E O RESULTADO FOI SURPREENDENTE, MELHOREI AS DORES DOS JOELHOS EXPRESSIVAMENTE, FIZ NOVA RESSONÂNCIA E HOUVE GRANDE MELHORA E NÃO ENGORDEI NEM UMA GRAMA, NO MEU CASO FOI EXCELENTE #RECOMENDO#.

Anônimo disse...

Senhor Marcos por favor mande o nome por favor,,gostaria muito de comprar pois sofro muito com essas dores,, obrigado

Unknown disse...

O efeito so começa depois de 30dias,ha tomo a 90 dias e me sinto muito melhor,porem ainda tenho dor no joelho e acho que estou com mais peso

Unknown disse...

Eu engordei 4k em menos de dois meses, e sinto meu abdômen todo estufado.minhas calças não entram em mim e vivo sentindo desconforto devido ao ganho de peso....

Teresa disse...

Bom dia para todos,
Tenho 68 anos e tive um problema seríssimo no joelho esquerdo que estava praticamente me incapacitando para todas as atividades normais na minha rotina de vida .
Estou tomando Glucosamina e Chondroitin receitado pelo ortopedista ,aliados a hidroterapia e Pilates , que já faço há muitos anos.
Fiquei curada em em menos de 6 meses! Não tive efeito colateral algum ! Não engordei ! Nada!!
Minha vida voltou ao normal ! Sento no chão , ajoelho, brinco com meus netos , os seguro no colo e não sinto absolutamente nada !!
Para mim esse medicamento foi milagroso !
Meu médico me indicou o importado porque a maioria dos nacionais, segundo ele , não tem o controle de qualidade desse específico americano que é de fabricacao de uma rede de farmácias americana .La tem um preço bem acessível .
Super recomendo , com base em minha experiência própria .

Unknown disse...

GLUCOSAMINA NÃO ENGORDA
GLUCOSAMINA NÃO ENGORDA

irei começar a fazer o uso injetavel porque é melhor absorvida e vcs deveriam fazer o melhor eu ja tomei esse "SUPERFLEX 3" importado tambem,o custo beneficio dele é bom,mas nada melhor que injetavel..

a glucosamia é muito dificil de achar injetavel,portanto vou comprar de equino,o principio ativo é o mesmo não muda nada..

e ainda uso como forma preventiva,não adianta vc passar a sua vida interia sem se preocupar com isso e depois de a doença estar evoluida como no caso da osteoporose e das diversas doenças a pessoa querer curar,por isso que nao cura..

a melhor forma é a preventiva !

Anônimo disse...

MUITAS DAS DUVIDAS PODERÃO SEREM ESCLARECIDAS CONSULTANDO A BULA DO REMÉDIO CONDROFLEX.
CONSULTEM O SITE: WWW.VIVERZODIAC.COM.BR PARA OBTEREM DESCONTO NA COMPRA DO MEDICAMENTO.
O CONDROFLEX É VENDIDO TAMBÉM EM CÁPSULAS, REDUZINDO OS EFEITOS COLATERAIS DO ESTÔMAGO.

Unknown disse...

Porque ainda não respondeu a nenhum comentário? Uma falta de respeito!!!

Dry disse...

Eu tbm estou com o msm problema seu e ninguém responde né eu tbm gostaria de saber se pode tomar uma cervejinha

valmira calobrizi disse...

gostaria de saber que e verdade que engorda ja sou obeza queria comprar mais tenho medo pode me responder meu muito obrigada



valmira calobrizi



Unknown disse...

Ola Senhores

Sou Rogeriom tenho 45 anos, morro em Nova Odessa/SP, regiao metropolitana de campinas, Sou transplantado do figado desde 10/12/14, onde tive a graça de ser atendido hostipal Santa Isabel em Blumenau0SC, centro de referencia onde recebi atendimento perfeito digno de centros mundo a fora;
hoje estou quase recuperado, porem durante o periodo anterior ao transplante acabei contraindo uma bacteria que acabou com cartilagem do joelho, tenho duvidas uso da medicacao condroflex sache,

Duvidas por ser transplantado e diabetico, temo o uso e faça mal ao organismo, caso tenha sugestao de outra medição estarei argumentando com a equipe medica o uso da medicação.

Congitou se o uso de aplicações no joelho de liquido para que faça a lubrificação na area joelho

Desde ja agradeço
Rogerio C do Val
rc.doval@gmail.com

Unknown disse...

Sim, o cloreto de magnésio é maravilhoso, não só para problemas de artrose, mas também para uma série de outras necessidades do corpo humano. A indústria farmacêutica não divulga, porque ele é muito barato e não dá lucro pra ela.
Pesquisem os benefícios do cloreto de magnésio!

Anônimo disse...

Tomo glicolive e já tomei artoglico minha tia tb é minha mãe tomou um tempo e pela tristeza do senhor Jesus nada adiantou vou ter que parar desempregado doente e agora com Temer deve piorar minha vida

Unknown disse...

Já uso do glicolive e também artoglico e não resolve nada tem alguma marca mais eficaz

Carmem disse...

Estou tomando e sentido tontira como labirinto desconfio do medicamento ,vou suspender e voltar ao medico

Monica disse...

Pessoal, boa tarde.

Eu vi alguns comentários sobre se pode fazer uso de bebida alcoolica ou nao. Gente nao pode beber bebida alcoolica durante qualquer tipo de tratamento no qual esteja se usando medicamentos. Pois alguns medicamentos são metabolizados no figado para fazer sua ação. Então além de o alcool prejudicar o efeito do medicamento, ainda podera sobrecarregar o figado, que em longo prazo pode causar problemas. Então se forem beber, nao tomem o medicamento, assim poderam evitar trantornos, mas o ideal é que nao beba.

Eu faço uso do Artoglico, eu sentia muitas dores a noite, e nao conseguia dormir. Esse medicamento é muito bom, nao estou curada, mas ele é eficiente no alivio dos sintomas.

Qualquer duvida, estou a disposição.
lora_nota10@hotmail.com
Estudante de Farmácia

Rosemary Souto disse...

Pois é...

Unknown disse...

Oi,td bem? Eu moro em Brasília e queria saber em que posto vc pega.Agradeço desde já.

Unknown disse...

Gostei de saber das informações referente ao sulfato estou tomando e tendo resultado satisfatório. Obrigado pelas informações.
Claudio Gaigher - Vitória ES - Julho/16

SERVA DEUS ALTISSIMO disse...

Eu tomo mais de um ano eu ja não levantava sozinha sentia muitas dores comecei a usar a minhas dores passaram moro em Salvador e me cadastrei numa promocao onde compro caixas com 60 comp.e ganho mais sessenta se informem na seu estado o meu médico tinha passado em sache muitomais caro insisti se não tinha outro até que ele indicou condoflex amei não sinto mais dor e não engordei tomando em comprimido em sache e muito doce.

Unknown disse...

Tomo a glucosamina e a controidina faz 1 ano e meio e me sinto muito bem sem dores meu peso continua o mesmo, usei a receita de um especialista. Na minha cidade todos os ortopedistas queriam fazer cirurgia no joelho e não fiz graças a esse suplemento, só fez efeito depois de um ano.Faço na manipulação e sai po R$60,00 o mês.

Unknown disse...

Tenho artrose no quadril, tomo sulfato de glicosamina há 6 anos, não engordei. Só depois de 01 ano que fez efeito. Indico fazer Pilates, faço há 03 anos, foi o que tirou minhas dores. Fazer com fisioterapeuta.

Unknown disse...

Já tomo sulfato de glicosamina a quase 5 anos ele ajuda no tratamento da artrose, porem em caoa de artrose avançada onde inclusive já não tenha cartilagem a dor será inevitável! Neste caso a infiltração será uma forma de amenizar a dor!!

Anônimo disse...

Posso tomar uma cerveja de vez em quando?

Rose disse...

Serva Deus
Sou de Salvador e moro atuma mente na Austrália, voltei a sentir dores, como.o.médico de Salvador me passou sache eu comecei a tomar. Gostaria de saber como faço pra me cadastrar e quando retornativer ao Brasil poder tomar em comprimidos.Muito Obrigada.

Ivone disse...

Olá pessoal, eu vi vários comentários dos que estão condroitina+glicosamina ou glucosamina, sim ele é um glicogênio, eu tomei uns anos atrás para o joelho e deu resultado, mas agora to com artrose de quadril e coluna e fui tomar e me da insônia. Quando tomei como pesquiso e leio sobre alimentação e tudo sobre medicação e afins, qdo tomei eu evitei muitas coisas para não aumentar o açucar no sangue.

Pessoal nós estamos adoecendo devido a alimentação que temos o DNA das nossas células não interpreta a informação que damos para eles com essa alimentação nociva.
Trigo, leite, açucar, carnes, embutidos, refrigerantes e industrializados em geral. Se comêssemos frutas, verduras, legumes, castanhas, alguns cereais VCS acham que estaríamos tão doentes e tomando remédios para tantas dores e inflamações os quais são paliativos. ASSISTAM DR. LAIR RIBEIRO, DR. JULIANO PIMENTEL E POR FIM DR. ALBERTO PERIBANEZ GONZALEZ(esse é formidável), eu fiz reversão de alimentação para poder melhorar a saúde. Tive que deixar a glucosamina devido a insônia. Vou fazer fisioterapia com Osteopata e comecei a fazer uso de gengibre e curcuma longa SÃO POTENTES ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAIS. Oleo essencial de tangerina(os monoterpenos) e magnésio glicina auxilia em muito essas dores e tudo mais. Eu deixei praticamente tudo de industrializados e o último foi tudo de trigo. VCs devem pensar do que estou vivendo, estou bem obrigada, melhorei muito do estômago, intestino perdi gorduras desnecessárias e vivo de verdes , não compro mais comida morta e sim alimento vivo, energia vital. Temos que mudar nosso hábitos se quisermos viver um pouco melhor e mais com saúde. A glucosamina é dita natural, porém é feita a partir de mariscos e muitas pessoas tem intolerância e junto com o sulfato pode causar interações desagradáveis. Abraços e saúde a todos!

Aqui tem mais e mais disse...

Bom o que sei de forma leiga é que bebida alcoólica corta o efeito do remédio,só isso eu não bebo pois estaria boicotando a mim mesma.

clarice disse...

Meu amigo ou vc se cura dá tua dor ou vc bebê pra amortecer tua dor os dois juntos não combinam

Unknown disse...

Na própria bula já está bem esclarecido que o álcool reduz o efeito do medicamento.

Anônimo disse...

Sofro de artrose artrite no joelho o líquido sinoval com inflamação fiz ressonância magnética todos os exames que o médico passou ele me receitou um monte de anti-inflamatórios injeções gente eu não aguentava mais de tanta dor no meu joelho não podia mais sair caminhar nem dirigir o meu carro chorava de dor durante a noite resumindo nenhum medicamento resolveu o meu problema até que comecei a tomar por conta própria nimesulida de 100MG de 12 em 12 horas foi onde curou as dores do meu joelho Mas preocupada por estar tomando remédio por conta própria fui em outro traumatologista Ele mandou eu tomar o condroflex duas cápsulas por dia por 8 meses e posso afirmar que ele me tirou as dores e não engorda acredito que não vou mais precisar tomar a nimesulida mais se caso precisar tomarei sim porque é muito boa e é barata dor condroflex que é muito caro espero ter ajudado

Anônimo disse...

Comecei a toma sexta tomara q eu melhore das dores

maria cleide disse...

Faço uso de glucosamina e condroitina há onze anos. nunca percebi nenhum efeito colateral, como engordar, aumentar colesterol ou ter tonturas.Quando meu médico prescreveu eu tinha estourado os dois meniscos da perna esquerda por rigidez ( após ficar de pé sobre uma cadeira por mais ou menos vinte minutos e no momento de descer ocorreu a lesão). Nesta época já tinha operado o joelho direito. Estou numa fase em que tenho espessamento das articulações dos dedos das mãos e do pulso. As dores só aparecem no inverno, mas são suportáveis. Não tenho coragem de parar. Acho que se não usasse esse composto estaria pior.

Anônimo disse...

Não engorda eu já tomou a 4 meses

Anônimo disse...

Realmente o efeito demora

Beginning disse...

Esses remédios são muito bons, mas influenciam no nível de glicose do organismo, por isso alguns sentem mais fome e outros chegam a ter tonturas, ansia etc.Para sentir menos efeitos colaterais eu comecei a tomar apenas antes de dormir, e sempre deixava ao lado da cama água e algo como uma banana ou bolachas, para subir a glicose; ajudou.